O Polo de Campina Grande realiza minicursos para professores da rede pública de ensino. Com objetivo de discutir temas que acrescentem nas práticas em sala de aula, tutores do curso de Matemática, Pedagogia, Letras e Letras/LIBRAS ministraram os seguintes minicursos: Perspectivas Teóricas e sua relação com a Prática, ministrado pelos tutores de Pedagogia; O uso de Materiais Manipuláveis: Investigando o Ensino Aprendizagem no Contexto da Sala de Aula Matemática; e Leitura e Análise de Contos de Machado de Assis. Segundo informações da Coordenação do Polo, são dez encontros, com aulas de 3h.
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A Coordenação do Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes torna público, através de edital, o Processo Seletivo para a Turma 04 do Curso do Mestrado Profissional em Gestão em Organização dos Aprendentes da UFPB. A área de concentração em Gestão e Aprendizagens oferece as seguintes linhas de pesquisa: Inovação em Gestão Organizacional; Gestão de Projetos Educativos e e Tecnologias Emergentes; e Aprendizagem em Organizações. Poderão concorrer ao processo de seleção os portadores de diploma de graduação de qualquer área de conhecimento, de cursos devidamente reconhecidos pelos Ministério da Educação, bem como os concluintes de cursos de graduação cuja matrícula institucional fica condicionada à apresentação do diploma ou certificado de conclusão de curso, que estejam em efetivo exercício de atividade de gestão.
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No exercício de transmitir o conhecimento não é só o professor que influencia os alunos, mas estes também exercem uma grande influência sobre o professor, e dessa forma surge um círculo de um bom aprendizado. Mas para se chegar a essa relação é preciso que o aluno perceba o interesse do professor em ensinar, ele vai se sentir motivado a se dedicar às tarefas de aprendizado, se ele verificar que seu professor se importa, se fixa neles, e não passam despercebidos aos olhos do mestre. A conduta do professor sem dúvida influi sobre a motivação dos alunos, por exemplo, quando um aluno se sente menos comprometido com seu aprendizado, participa menos das aulas e recebe um comentário de seu professor que o desanima ainda mais. No mesmo contexto, um aluno que está com ótimas notas recebe elogios e reforços. Esse será um ponto negativo de um educando: dedicar toda a atenção aos que já estão suficientemente motivados e ignorar os que mais necessitam de sua atenção. É verdade que a dedicação do aluno influi muito sobre a conduta do educador, uma prova disso é que o professor tende a responder mais a alunos que demonstrem maior interesse pela aula, que perguntem mais e se tornem ativos. Ao contrário, subentende-se do aluno passivo, àquele que acha o professor incapacitado ou que este não seja de seu agrado, e alguns ainda são os que mais incomodam em sala de aula. Professor, não se sinta culpado se estes fatos estiverem ocorrendo em seu desempenho profissional, controle seus sentimentos, não responda ao desinteresse dos alunos com o seu desinteresse. Aluno lembre-se que o professor o supera em idade, conhecimento e governo. Por Líria Alves Equipe Brasil Escola
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Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado até o dia 30 de agosto; tema deste ano é “Água: Desafios da Sociedade” Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do concurso é impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. A temática deste ano é “Água: Desafios da Sociedade.” Os estudantes podem se inscrever em quatro categorias: Mestre e Doutor, Ensino Superior, Ensino Médio e Mérito Institucional. O prazo se encerra no dia 30 de agosto. Para realizar a inscrição, é preciso que os estudantes preencham uma ficha de inscrição disponibilizada no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/. Em relação ao Ensino Médio, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas, privadas ou em escolas técnicas. Também é preciso apresentar um trabalho de pesquisa original de acordo com as normas da ABNT. Para a categoria Mestre e Doutor, a premiação é de R$ 30 mil para o 1º lugar; R$ 20 mil para o 2º; e R$ 15 mil para o 3º. Para os estudantes de Graduação: R$ 15 mil (1º), R$ 12 mil (2º) e R$ 10 mil (3º). Os três primeiros lugares da categoria Ensino Médio ganharão um laptop Macbook Pro. Também serão premiados, a título de reconhecimento, até nove professores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores. A premiação consiste de um Laptop Macbook Pro. Os estudantes deverão abordar uma das seguintes linhas de pesquisa relacionadas ao tema “Água: Desafios da Sociedade”, entre elas: Gestão Inovadora dos recursos hídricos; uso racional e eficiente da água; uso de membranas no tratamento da água; gerenciamento da água no meio urbano; impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos, entre outros. A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro de 2013, por meio de uma coletiva de imprensa a ser realizada na sede do CNPq, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados e publicados no endereço do concurso. Já os prêmios serão entregues, em dezembro, pela presidente Dilma Rousseff.
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O Laboratório de Desenvolvimento de Material Instrucional (LDMI) é um espaço institucional vinculado à UFPB Virtual, criado para apoiar e desenvolver projetos e ações voltadas ao uso das Tecnologias da Informação (TICs), visando a Educação Mediada pela Tecnologia (EMT) com vistas à Educação a Distância (EAD).
O LDMI tem como característica principal a interdisciplinaridade, promovendo a qualidade no ensino presencial ou não, de modo a superar limitações de tempo e espaço sem riscos de redução da qualidade da educação. Para a consecução de seus objetivos, o LDMI conta com uma equipe interdisciplinar de bolsistas/estagiários, voluntários, colaboradores e professores envolvidos com as TICs.
O Laboratório, instalado nas dependências do Núcleo de Produção em Comunicação e Artes, localiza-se próximo ao edifício da SEDESP no Campus I.
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Vinculado à CEAD, o Laboratório de Desenvolvimento de Material Instrucional (LDMI) foi criado no início dos anos 2000, para atender a comunidade universitária no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas educativas, visando o desenvolvimento interdisciplinar de mídias para o ensino, pesquisa e extensão.
O LDMI iniciou suas atividades, com o objetivo de contribuir para a consolidação da cultura digital em nossa região, considerando que esta proporcionaria um avanço em termos de aprendizagem e gerenciamento da informação, favorecendo a produção da Educação Mediada pela Tecnologia (EMT) tanto na modalidade presencial quanto a distância.
Ao longo de sua história, o LDMI sempre teve uma preocupação constante com a formação dos alunos bolsistas envolvidos nos diversos projetos e atividades realizadas no citado laboratório. Vindos de diversas áreas do conhecimento, como: Educação, Comunicação Social, Ciências da Computação, Biblioteconomia, entre outras, estes alunos, sob orientação de professores, coordenadores e sub-coordenadores das mesmas áreas, desenvolveram grandes projetos, a exemplo da Biblioteca Digital Paulo Freire e o programa Conexão Ciência, exibido na TVUFPB.
Hoje, o LDMI está vinculado à UFPB Virtual, dedicando-se a realização dos Objetos de Aprendizagem utilizados nos cursos de modalidade à distância de nossa universidade. Sua infra-estrutura física, voltada exclusivamente para o desenvolvimento dos projetos ligados a Educação a Distância, conta com microcomputadores, amplo acesso a Internet, ilhas de edição não-lineares, câmera fotográfica digital, filmadoras de vídeo e gravador de CDs/DVDs.
Atualmente, o LDMI está localizado nas dependências do Núcleo de Produção em Comunicação e Artes (NPCA), próximo ao edifício do SEDESP, Campus I da UFPB.
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O Programa de Capacitação da UFPB Virtual realiza a Agenda de Cursos de Agosto, tendo como público-alvo professores e tutores vinculados ao Sistema UAB. Veja abaixo: Introdução à Produção de Vídeos Instrucionais CLIQUE AQUI Curso Educação a Distância: Fundamentos e Práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle - CLIQUE AQUI Curso A Ação da Tutoria do Moodle: Diretrizes, Condutas e Desafios na Mediação do Processo Ensino-Aprendizagem em Ambientes Virtuais - CLIQUE AQUI Curso Utilização Técnico-Pedagógica dos Recursos da Web Conferência - CLIQUE AQUI
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